MEDICINA VETERINÁRIA SISTÊMICA: Uma nova visão

MEDICINA VETERINÁRIA SISTÊMICA – uma abordagem para o Terceiro Milênio

A Medicina Veterinária Sistêmica surgiu como uma derivação particular e com suas peculiaridades da Visão Sistêmica. A Visão Sistêmica pode ser encontrada desde 450 anos a.C através de escritos e pensamentos de Confúcio e Lao Tse. Ela evolui dentro da Medicina Psicanalítica de Sigmund Freud, Melaine Klein, Carl Jung, Jacques Lacan, e outros.

Pensamentos sistêmicos permearam a ecologia e a física através de Leis Populacionais e a Teoria Geral dos Sistemas. Culminou em importantes trabalhos contemporâneos do Biólogo Rupert Sheldrake através dos estudos de telepatia e dos campos morfogenéticos.

O Médico Veterinário Sistêmico passa a desenvolver importantes trabalhos de grupo e com as famílias dos animais, utilizando as técnicas terapêuticas do Médico Romeno Jacob Levy Moreno que desenvolveu o Psicodrama e técnicas Transgeracionais, e os importantes estudos de Virginia Satir que deixou belíssimas contribuições para os estudos terapêuticos com as famílias.

Em tempos modernos, a Visão Sistêmica, se desenvolveu em estudos das bases relacionais familiares, através do psicoterapeuta alemão Bert Hellinger que trás uma abordagem profundamente linda através de Leis muito fortes, como a Leis do Amor e Leis da Ajuda.

A Visão Sistêmica é uma abordagem perceptiva e psicogeográfica, valorizando e buscando informações da mente inconsciente (90% do Sistema Nervoso Central) e da história de vida das pessoas e dos animais de forma que permita que o amor volte a fluir o tanto que for possível.

A MEDICINA VETERINÁRIA SISTÊMICA é um caminho terapêutico e de abordagem inclusiva, que consegue atender os animais e suas famílias, como também olhar para todo o sistema veterinário.  A Medicina Veterinária Sistêmica é uma forma de pensar, agir, tratar e abordar…é um caminho de vida que está pautado em diversos estudos, pensadores, médico, pesquisadores, psicanalistas e ensinamentos.

A Visão Sistêmica têm bases científicas, porém ela se desenvolve de forma fenomenológica, epistemológica e com o imponderável, pois o terapeuta/facilitador, não sabe o que vai encontrar no setting.

O profissional devidamente capacitado busca as conexões ocultas e inconscientes trazidas pelas famílias ATRAVÉS dos sintomas clínicos dos animais. Os animais são portanto, por magnetismo e amor, bioindicadores de causas ocultas relacionais entre os membros de uma família, que por estarem em desequilíbrio e/ou inconscientes, acabam por afetar toda saúde da família original e também dos animais.

Veterinária Sistêmica é uma também metodologia e uma abordagem moderna dentro da Medicina do Terceiro Milênio , que consiste em enxergar e compreender o todo, por meio da análise das partes que o formam, e a partir desta compreensão, tomar decisões clínicas de acordo com o que o campo morfogenético do sistema do animal, se apresenta no momento da consulta.

É uma abordagem clínica que abrange um olhar amplificado e sistêmico em nossas rotinas clínicas, permitindo a visibilidade das conexões e emaranhamentos entre tutores e tutelados, e seu modo operandis de  adoecimento.

A Medicina Veterinária atual exige do profissional uma postura terapêutica com relação a família, melhorando assim, suas relações interpessoais e de autoconhecimento. Assim, apenas através de um olhar sistêmico, é possível compreender a família de uma forma mais profunda, buscando assim, a cura do sistema.

O Médico Veterinário Sistêmico funciona como um radar.  Por que? Radar, significa Radio Detection and Ranging, ou seja, um ponto direcional (no caso, o médico veterinário) que emite e capta ondas eletromagnéticas através de seus pensamentos e análises, ou mesmo através do acesso ao campo morfogenético do sistema familiar humano e animal durante sua prática clínica.

Desta forma, o campo se apresenta e ele é capaz de detectar os problemas de forma relacionados, e não, isolados.  Ou seja, o médico passa a fazer parte do sistema ao qual está analisando, compreendendo assim, as forças sistêmicas e as dinâmicas familiares aos quais os animais estão inseridos.

Esta nova abordagem clínica, permite que o médico veterinário detecte os blinds spots (os pontos cegos) da causa primária do adoecimento, que numa consulta cartesiana não é possível. Detectar os blinds spots numa abordagem clínica, permite a decodificação dos emaranhamentos relacionais e de tensão da família que estão refletidas no animal, como hábitos, rotinas, padrões comportamentais e padrões de adoecimento familiares e ancestrais.

Esse rastreamento clínico, só é possível,  quando o médico veterinário/terapeuta, já se coloca num processo de autoconhecimento e de treinamento de sua consciência, pois o radar é o próprio médico.

Na Medicina Veterinária Sistêmica Integrativa, as disciplinas e os conhecimentos são abrangentes, e é necessário profundo preparo e estudo nos seguintes temas:

1. Compreensão teórica e prática do funcionamentos dos Campos Morfogenéticos de Rupert Sheldrake;
2. Constelações Familiares do psicoterapeuta Bert Hellinger;
3. Bases dos conhecimentos Tibetanos (Reiki);
4. Estudo embriológico e morfológico do Sistema Nervoso Central e Periférico (especialmente da Glândula Pineal);
5. Autoconhecimento e Espiritualidade;
6. Ecologia e Meio Ambiente;

7. Feng Shui e campos energéticos
8. Psicodrama do Médico Jabob Levy Moreno;
9. Dinâmica Energética do Psiquismo (DEP);
10. Bases psicanalíticas de Sigmund Freud, Melaine Klein, Carl Jung e outros;
11. Bases da Teoria Geral dos Sistemas de Ludwig Von Bertalanffy;
12. Bases da Terapia Sistemica Familiar de Virginia Sartir;
13. Bases da Terapia Familiar Contextualizada e dimensional do Médico Psiquiatra Ivan Boszormenyi Nagy:
14. Bases da Teoria do Duplo Vínculo desenvolvido também pelo Gregory Bateson no Instituto de Pesquisa Mental na Califórnia.

Minha formação em Visão Sistêmica se dá desde minha vida acadêmica, quando correlacionei a vida das preguiças, tamanduás e tatus numa abordagem contextualizada da ecologia, do comportamento animal,  do behaviorismo, além de uma visão morfológica, educacional, antropológica, geológica e social.

Segui minha vida profissional fazendo as conexões sistêmicas dos pacientes e dos meus objetos de estudos e pesquisas, culminando na base ancestral da visão sistêmica que é o Taoísmo Clássico Chinês e do Confucionismo, reverenciado muitas vezes pelo psicoterapeuta Bert Hellinger.

Sem de imediato fazer a conexão, decodifiquei o Tao te Ching de Lao Tse para a área de saúde.Assim, estou desenvolvendo minha teorias e bases práticas para a Medicina Veterinária Sistêmica, que já podem ser encontradas em meus cursos, palestras, workshops.

No momento, eu e o Ricardo Garé estamos estruturando o pensamento sistêmico para a medicina veterinária através do  livro O TRATADO DE MEDICINA VETERINÁRIA SISTÊMICA em colaboração com diversos pesquisadores e profissionais da visão sistêmica, incluindo neste aspecto, o Direito Sistêmico, que fundamenta os direitos dos animais e suas relações com seus tutores e familiares através de reconciliações importantes que podem se apresentar no âmbito da Justiça.
A Visão Sistêmica é uma abordagem perceptiva e psicogeográfica, valorizando e buscando informações da mente inconsciente (90% do Sistema Nervoso Central) e da história de vida das pessoas e dos animais de forma que permita que o amor volte a fluir o tanto que for possível.

Eu, Dra. Carla Soares e Dr. Ricardo Garé, Co-Founders do PROGRAMA DE MEDICINA VETERINÁRIA SISTÊMICA NO BRASIL E NO EXTERIOR, desenvolvemos um conteúdo de diversos saberes que vão contribuir para os animais e tutores, mas, sobretudo, para o autocuidado do profissional, que deve estar presente, feliz e desenvolvendo seu propósito com alta performance. Assim, os seguintes conteúdos foram incluídos:

REIKI NÍVEL 1 E 2

COMUNICAÇÃO ANIMAL ENTRE CONSCIÊNCIAS

MINDFULNESS , GESTÃOE MARKETING

CONSTELAÇÕES VETERINÁRIAS E ORGANIZACIONAIS

PSICODRAMA (JABOB LEVY MORENO)

HIPNOSE DE MILTON ERIKSSON

MINDSET(PROGRAMAÇÃO MENTAL DE CAROL DWECK

Para conhecer mais sobre o PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA SISTÊMICA NO BRASIL E NO EXTERIOR, acesse o site oficial: http://www.veterinariasistemica.com.br

Com profundo amor
Carla Soares e Ricardo Garé
Co-Founder do Programa de Formação em Medicina Veterinária Sistêmica no Brasil e no Exterior
SEJA UM MÉDICO VETERINÁRIO SISTÊMICO.
Esperamos Vocês!