O USO DE CÉLULAS-TRONCO SOB UMA PERSPECTIVA INTEGRATIVA E SISTÊMICA: A parceria do Portal Soul Vet com o Laboratório Bio Cell – Terapia Celular e o Programa Veterinária Sistêmica

 

É maravilhoso quando a Medicina Veterinária consegue se deparar com o avanço da ciência, aonde algumas terapêuticas têm colaborado clinicamente de forma integrada à outros tratamentos convencionais, para uma recuperação mais efetiva dos nossos pacientes animais.

O uso de Células-Tronco é uma desta terapias avançadas que têm começado a chegar nas clínicas e hospitais veterinários com mais frequência. O uso de Células-Tronco deve se desenvolver através de parcerias entre o profissional, o laboratório que desenvolve, armazena e fornece as células-tronco e a família do tutelado, que deve receber esclarecimentos técnicos e também suporte emocional e sistêmico junto ao animal.

Devemos desmistificar que as Células-Tronco “salvam tudo”. Isso não é verdade. Elas ajudam muito a melhorar a capacidade funcional de uma estrutura e/ou um órgão. As indicações para o uso de Células-Tronco são: Dermatites Atópicas, Animais Imunodeprimidos (doenças degenerativas, crônicas e infecciosas), Doenças Degenerativas do Sistema Nervoso Central, Sequelas de Cinomose, Convulsões, Desordens Osteo-musculares-ligamentosas (fraturas, rupturas de ligamentos, displasias, etc), Doenças Oftálmicas (Ceratoconjutivites, Úlceras de córnea, uveítes). Problemas na Coluna Vertebral.

Aqui em Brasília eu tenho trabalho em parceria com um Laboratório de Refêrencia (Bio Cell – Terapia Celular), pois se prioriza a qualidade, a segurança e a pesquisa, fatores muito importantes, para que o médico veterinário e os tutores decidam juntos pelo uso de Células-Tronco.

Minha conduta com o uso de Células-Tronco tem sido integrativa (porque uso outras técnicas associadas) com visão sistêmica. Ou seja, busco compreender junto ao meu colega Dr. Marcos Fernandes (Médico Veterinário e Facilitador em Constelações Familiares), a causa base do adoecimento, identificando padrões familiares e alinhando os emaranhamentos familiares que podem estar contribuindo para os desequilíbrios do animal.

A Visão Integrativa/Sistêmica da equipe multidisciplinar da Clínica Saúde Integrativa Bio Cell e do Laboratório Bio Cell – Terapia Celular, envolve ainda uma conduta com Terapia Floral Familiar, de entendimento e cuidado das emoções familiares predominantes durante o tratamento com células-tronco.

Por que?  Temos observado que quando a família está harmonizada, os resultados com o uso de células-tronco podem ser otimizados, uma vez que, o ambiente e o sistema familiar no qual o animal/paciente está inserido, influenciam diretamente na qualidade de vida de todos os membros da família.  Esse cuidado, pode ser facilmente observado, não somente com o uso de células-tronco, mas também com outras abordagens terapêuticas, incluindo, a própria alopatia/cirurgia.

O custo do tratamento é acessível, ao contrário do que muitos tutores e médicos veterinários que não estão acostumados com a técnica, acreditam.

Portanto, recomendo que busquem e pesquisem sobre essa Terapia maravilhosa, que têm trazido qualidade de vida aos meus pacientes e alegria e equilíbrio para suas famílias.

Um abraço cheio de esperança por uma Medicina Sistêmica
Dra. Carla Soares – CRMV/DF 0945
Médica Veterinária