Como cuidar dos dentes do peludo

Os estudos mostram que a partir dos 3 anos de idade, 80% dos cães já têm algum grau de doença periodontal (o “tártaro”) que causa mau hálito, gengivite e em casos mais extremos, dor e perda dos dentes. Some-se a isso o fato de que a bactérias do tártaro são patogênicas (perigosas) e geram inflamação sistêmica, podendo danificar precocemente os rins e o coração.

Se o tártaro já está presente em grau moderado infelizmente não adianta escovar. O melhor é procurar um bom odontólogo veterinário (em São Paulo, recomendo a dentista das minhas meninas, Dra. Pollyanna Tong) e agendar uma cuidadosa “limpeza de tártaro”. A partir de então, você poderá passar a escovar os dentes do pet para prevenir a recorrência.

Recomendo a escovação diária, mas se não for possível, então feita em dias alternados. Não é preciso escovar a arcada dentária de baixo e nem a face interna dos dentes. Dedique-se a massagear em movimentos circulares a face externa dos dentes da arcada superior, afastando os lábios do peludo com os dedos. Assista abaixo a um vídeo que gravei ensinando a prática. É muito mais fácil e simples do que parece e leva só um minutinho!

Uso gaze (ou escova Bitufo para o primeiro dentinho do bebê humano) e um pouquinho de óleo de coco para fazer a escovação, já que as peludas em casa adoram o sabor e o óleo de coco tem ação antisséptica. Mas você pode usar pasta específica para cães – só não use jamais pasta de dentes humana, que contém flúor e saponáceos que não devem ser ingeridos. No vídeo acima uso um gel fitoterápico orgânico da marca PetzLife.

Uma alternativa à escovação seria a aplicação do gel Oral Care ou spray Oral Care da marca PetZLife, que ajudam a manter os dentes limpos com menos esforço e muitas vezes até conseguem dissolver o tártaro em estágio inicial, desde que seja aplicado com a frequência recomendada pelo fabricante. Hoje em dia também é possível importar esses produtos pelo site da Amazon.

Fica a dica!

Cachorro Verde
(Texto gentilmente cedido pela Dra Sylvia Angélico)
http://www.cachorroverde.com.br/dentes/

2 respostas para “Como cuidar dos dentes do peludo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *