Nutrição e nutrologia

Essa semana, em um grupo de médicos veterinários e zootecnistas do qual faço parte, houve grande comoção à respeito da nutrição, nutrologia e quem poderia exercer essas funções no mercado veterinário.

Pensando nisso, decidi escrever algumas linhas falando do assunto. Pois bem, nutricionista, em se tratando de tratamento para humanos, é aquele profissional que se graduou em nutrição em uma universidade, ao passo que o nutrólogo é graduado em Medicina com pós graduação em nutrição.

Ao nutricionista cabe definir dietas, preparar protocolos de suplementação de dietas, formular alimentos para indústria e até mesmo atender nutrição para pacientes terapêuticos, pré diagnosticados, os quais já estarão recebendo o tratamento médico prescrito previamente. Já ao nutrólogo, cabe diagnóstico, tratamento e prescrição de fármacos. No tratamento dos animais, duas figuras surgem nesse cenário: o Médico Veterinário e o Zootecnista.

Zootecnistas, estudam nutrição animal, composição dos alimentos, hábitos alimentares e formulação dos alimentos específicos de cada espécie. São genuinamente os profissionais da nutrição animal, podendo atuar em fábricas de ração, locais de produção, zoológicos, etc… como nutricionistas. Também lhes é permitido formular suplementação e atuar em nutrição clínica, como prescritores de dietas para animais com patologias pré diagnosticadas.

Não é permitido ao zootecnista realizar diagnóstico nem tratamento das doenças, entrando a terapia nutricional como coadjuvante terapêutico. Já o médico veterinário, na qualidade de Profissional da medicina animal, em sua prática se assemelha ao médico. Para que médicos veterinários atuem na nutrição ou nutrologia, em geral se requer estudos além da graduação. Sejam cursos de pós graduação, extensão, aprimoramento ou até mesmo cursos práticos, visando capacitar o profissional para atuar com nossos animais.

Sendo assim, um médico veterinário pode atuar como nutrólogo, na medida em que pode diagnosticar, tratar e prevenir doenças, pode também atuar com nutrição clínica, apenas recebendo encaminhamento dos animais previamente diagnosticados e instaurando terapia nutricional estritamente, ou como nutricionistas formulando dietas para a indústria, animais particulares ou em locais de criação.

Vale lembrar que nem todo veterinário nutricionista é um nutrólogo, e nem todo zootecnista trabalha com nutrição. De toda maneira, ambos os profissionais são de suma importância na prevenção e cuidados com a saúde animal e por conseguinte, da saúde humana!

João Victor Gomes de Macedo
Medico Veterinário & Zootecnista, Reikiano, Nutrólogo e Pós-Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais – em formação

4 respostas para “Nutrição e nutrologia”

    1. Escreva-nos falando sob o SEU ponto de vista. aguardamos sua contribuição…talvez seja mais produtivo do que corrigir. O que achas? Um forte abraço Dra. Carla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.