Backstage da gravação com a Dra. Ludimila Amâncio (Fisioterapia Integrativa e Reabilitação Animal) com a Dra. Carla Soares (Diretora do portal Soul Vet): Quando decidimos ser espontâneas com nossos erros (risos)

Estar com a Dra. Ludimila Amâncio é sempre um prazer, porque ela é silenciosa, leve, afetuosa e sorridente…. Ah e claro!!! uma profissional excepcional.

Eu e a Mariana Soares (Social Mídia) do portal Soul Vet fomos a clínica Bem Estar Pet, em Brasília/DF, conhecer um pouco mais do trabalho da Dra. Ludimila e também conhecer mais sobre como a Fisioterapia e a Reabilitação Veterinária, transitam pela medicina convencional e pela medicina integrativa.

Fomos recebidas com um sorriso dentro de um ambiente altamente equipado e seguro de trabalho para os profissionais e sobretudo para os pacientes. Tudo com portas de segurança (antifuga de pacientes desistentes – risos), pisos antiderrapantes, luminosidade perfeita e ambiente calmo. Um belo lugar para que nossos pacientes possam se recuperar com amor e tranquilidade.

Sentamos lado a lado para fazer uma gravação estilo entrevista, de forma que eu fosse conduzindo a Dra. Ludimila a responder minhas próprias dúvidas e indagações.

Tirando minha caneca com água que não soltei e nem bebi (risos) e os nossos esquecimentos no final da gravação, tudo correu de forma perfeita. Foi ótimo, e compreendi que essa linda especialidade só potencializa as outras terapias integrativas, como acupuntura, ozonioterapia, homeopatia, moxabustão e outras.

Quando temos um paciente com indicação a fisioterapia, podemos dar uma bela relaxada em nossa conduta anterior, porque certamente o tratamento fisioterápico é de grande valia aos nossos cães e gatos, aves e animais exóticos.

Dra. Ludimila explicou nos vídeos as indicações e como os fisiatras devem conduzir eticamente o tratamento de reabilitação, sem interferir nas demais condutas anteriores. Isso é maravilhoso. Uma boa relação interpessoal e profissional entre os colegas é maravilhoso e faz todos os tratamentos instituídos fluírem com naturalidade e sinergia. Bom para os colegas em questão, que só trocam. E maravilhoso para o paciente que fica num círculo de amor e cuidado integrado.

Bom, esse texto é para falarmos de algo tão importante quanto a Fisioterapia Veterinária, que é sobre a importância de sermos ESPONTÂNEOS.

Esse texto é sobre a beleza de sorrimos de nossos esquecimentos, de nossas falhas divertidas e de sairmos do altar emantado que a sociedade e colegas as vezes insistem em nos colocar ou ficar.

Toda essa postura, desgasta nosso coração, que cansa de fingir que somos imaculados e perfeitinhos.  Na verdade, quanto mais perfeitinhos nós querermos ser, mais complicadinhos seremos.

Quando recebi o vídeo da Dra. Ludimila pronto, percebi que a parte que erramos e esquecemos o que estávamos falando NÃO FOI cortada (editada). E falei, putzzzzzzz, vamos ter que refazer. Enquanto eu pensava alto reclamando comigo mesmo do erro do vídeo, eu me dei conta que eu estava morrendo de rir da nossa falha. Duas ações completamente desconectadas: uma ação vinha do meu coração que era a risada, a outra ação vinha da minha mente, que punia e reclamava do erro.

Então, ao invés de encaminhar novamente nosso vídeo para refazer a edição, eu decidi ligar para Dra. Ludimila, e perguntei:

Oi Dra Lud, tudo bem? Então, o vídeo que gravamos juntas, o nosso esquecimento não foi cortado (editado), mas eu adorei e já me inspirei a escrever sobre a importância da naturalidade entre nós, colegas de profissão e em nossa profissão.

– Ela, Dra. Ludimila, respondeu: Oi Carla, tudo bem? Então, eu posso assistir o vídeo antes de divulgar?

Eu ainda titubiei e cruzei meus dedos torcendo que ela desistisse da ideia (risos), mas respondi que “sem problemas”, e a enviei.

Passaram-se algumas horas (que pareciam intermináveis) e a Dra. Ludimila me responde:

– Carla, adorei (risos), pode publicar assim mesmo.

Dei um puta suspiro de alívio e pensei sincronisticamente: “Uau, que legal que ela gostou do nosso esquecimento, preferiu não cortar (editar)”.

Então, cheguei a conclusão que quando decidimos pela autenticidade, naturalidade e espontaneidade, estamos trabalhando com nossa alma e a nosso favor.

Nesta perspectiva de não dar “cortes” em nós próprios, estamos sendo nós, sem medo de julgamentos e sem querer ser perfeito, porque na verdade não somos.

Somos perfeitos na essência, mas os passos na terceira dimensão nos exigem menos arrogância conosco mesmo. A vida pede que sejamos mais compassivos e mais sorridentes para nós próprios.

Podemos sempre ter 2 opções: ficar contra nós e nos chamar de idiotas, desatentos e faltosos ou podemos morrer de rir de nosso andar meio “malemolente” (vocabulário extraído do COMPÊNDIO PESSOAL do Sérgio Lobato – risos), e nos acolher em todos os nossos passos. Porque não existe certo ou errado. Existe o aprendizado.

Se os médicos veterinários conseguissem se ver de uma forma menos dura, menos rígida e mais afetuosa, provavelmente não teríamos um triste panorama de 1 para cada 6 colegas cometendo suicídio.

Claro que a causa dos suicídios não é sermos rígidos e inflexíveis e orgulhosos, existem diversas causas de base. Mas, podemos potencializar todo o nosso drama interno, quando nos colocamos no ALTAR da imortalidade irrefutável do “não posso errar”.

Sim, eu e a Dra. Ludimila acolhemos nosso esquecimento súbito e não relacionado a idade (risos) e morrermos de rir.  Graças a Deus, preferimos não cortar o vídeo e nos permitirmos ser humanos de verdade.

Dra. Ludimila Amâncio, gratidão por sempre e desde do início, ter olhado o Soul Vet com fé, carinho e profissionalismo.

Viva a Fisioterapia e a Reabilitação na Medicina Veterinária Integrativa. Viva nossas falhas e nossos sorrisos. (assista em Vídeos).

Viva termos escolhido agir com o coração. Viva nosso vídeo não editado.

Com carinho,
Carla Soares

Uma resposta para “Backstage da gravação com a Dra. Ludimila Amâncio (Fisioterapia Integrativa e Reabilitação Animal) com a Dra. Carla Soares (Diretora do portal Soul Vet): Quando decidimos ser espontâneas com nossos erros (risos)”

  1. Gratidão Dra. Ludmila por seu carinho que este portal maravilhoso do qual você faz parte. Suas fotos estão no Link EVENTOS REALIZADOS EM 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.