O que é a catarse após uma seção de Reiki?

Originada do grego, a palavra CATARSE significa purificação, libertação, limpeza, liberação, desprendimento. Ela pode ser utilizada e sentida em todos os níveis que necessitem de cura, como físico, mental, emocional e espiritual. Essa ação pode acontecer isoladamente em algum destes 4 corpos, ou em mais de um deles, simultaneamente.

É de fundamental importância que o terapeuta, esclareça o que é catarse ao seu paciente/cliente/família e como ela pode se manifestar, porque o resultado de uma catarse é maravilhosa, mas o curso de desbloqueio de uma energia estagnada pode ser doloroso, confuso e assustador para algumas pessoas/animais mais sensíveis.

A natureza, o universo e a energia em nossos corpos (mental, emocional físico e espiritual) estão regidos por uma lei cósmica que se chama FLUXO. Portanto, tudo deve fluir de forma natural, sem represamentos ou esconderijos ou mesmo acelerações e supressões dos processos.

Essa é a condição sine quo non do equilíbrio.  No Taoísmo clássico chinês, chama-se o Tao (o caminho fluídico, o curso natural das coisas e da energia). E os seres vivos devem funcionar assim. Sem obstáculos e sem retenções. Somos o espelho do Tao, assim, devemos nos colocar em movimento e liberar as energias.

Quando há um esconderijo em nós ou uma estagnação, então a energia bloqueada pode causar os desequilíbrios, dores, alterações do padrão energético da célula e eneagramas emocionais/mentais que nos conduzem a exaustão, frustrações e por fim, tristeza e doenças.

A energia poderosa do Reiki, nos conduz aos processos de catarse, porque a energia é transmutada em todos os níveis do paciente/cliente, desbloqueando-a e recolocando-a no fluxo novamente.

Então, nas catarses/exonerações/purificações, podem haver fortes alterações físicas, emocionais, mentais e espirituais, que nada mais são do que lindos convites a cura, a lucidez, a consciência e a passagem da energia que não suporta mais estar represada.

É uma liberação intensa, que pode vir das seguintes formas:

No nível físico, podem acontecer choros, diarreias, alergias, vômitos, conjuntivites, dermatites, sono profundo, sonolência, bocejamentos, espirros, tosse com secreção, sangramentos nasais, sangramentos gengivais, otites, alteração do ciclo menstrual, cólicas, dores de cabeça. Essas liberações podem ser observadas em pessoas e animais.

No plano exclusivamente mental/emocional, os pacientes/terapeutas podem sentir confusão mental, irritação, medo, desorientação, raivas, desesperos, ansiedades, lembranças traumáticas, ansiedades. Sinais e sintomas de purificação podem ser igualmente observados em humanos e animais.

No nível espiritual é possível, pelo menos por enquanto, notar os realinhamentos energéticos apenas em humanos, porque nós podemos relatar as experiências. Nos animais, pode acontecer de forma parecida, mas ainda não temos como auferir esses realinhamentos.

Assim, observa-se: aumento dos sonhos premonitórios, aumento de sonhos lúcidos, projeções astrais, aumento da intuição e sensibilidade, aumento de fenômenos mediúnicos, como clariaudiência, clarividência, empatias, sensação de amor por algo maior, vontade de seguir um propósito e mudar os caminhos. Aumento da vontade de fazer uma reforma intima mais profunda, mudança de vida, questionamentos mais existenciais e profundos.

Assim, é de suprema sensibilidade que após as seções de Reiki, prepararemos o nosso paciente/cliente/família, para esse momento maravilhoso que é a catarse, buscando sempre observar essa limpeza como algo bom, fortalecedor e necessário, para que consigamos avançar em nosso crescimento e equilíbrio.

É importante também notarmos o quanto todos esses fenômenos podem acontecer igualmente com o terapeuta após as seções de Reiki, quer seja por espelhamento quântico, quer seja por estar despreparado energeticamente, ou porque de fato, ele, o terapeuta, igualmente precise da cura, tanto quanto seu paciente.

Não importa o motivo como a catarse atingiu o terapeuta. O importante é sempre após cada seção, é fazermos nossos exercícios de limpeza energética no ambiente, e em nós próprios. Recusando qualquer seção Reiki, se de fato não estivermos minimamente equilibrados e prontos para sermos um canal de cura naquele momento.

Lembre-se sempre: a catarse é um convite a cura. Por mais doloroso que seja o processo, sobretudo, nas situações de traumas mais enraizados, devemos ainda assim, soltar, liberar, permitir que tudo saia de dentro de nós, porque garanto a vocês que após essa purificação, o equilíbrio virá, e as próximas seções de Reiki vêm somente para ajudar a fortalecer os novos estados e a nova condição da energia em nossas células e em nosso campo áurico.

Não importa se o Reiki esta sendo aplicado a um ser humano ou a um animalzinho. Nosso dever é preparar ambos para esse momento, criando ainda mais um círculo de segurança e amor, para que o paciente/cliente, permita que a cura venha de forma irrevogável e completa.

Devemos lembrar também, que nenhuma catarse surge se já não estamos em algum grau e de algum modo prontos para trabalhar, liberar e acolher “as questões”, portanto, você estará sempre seguro, se não nas mãos do terapeuta, mas certamente, estarás seguro em si, que é o mais importante.

A cura só vem com a sua permissão, que é dada em algum grau…
É sério, Dra. Carla? Sim…

                                                                                   Um abraço Reikiano
Carla Soares

9 respostas para “O que é a catarse após uma seção de Reiki?”

  1. Que incrível.
    Sou reikiana nível II,
    Após aplicar, receber é auto aplicar o Reiki, tive catarses. De comportamentos que me incomodavam a ponto de atrapalhar meu relacionamento matrimonial.
    Tive catarses em relação aos sentimentos com minha mãe e em mim enquanto mãe.
    Tive catarses da minha vida profissional e muitas a nível espiritual, um entendimento das coisas do espírito…a mais coisas entre o céu e a terra do que julga nossa vã filosofia.

    1. Josana, que lindo depoimento, e isso é muito real de fato….quando fazemos as catarses, eliminamos muitas dores estagnadas em nossa alma e corpo físico tambem. O reiki me ajudou muito a eliminar essas dores. Gratidao por estar junto ao portal!!!

    1. Ola Lorine, tudo bem? O reiki é uma técnica que pode agir bioenergeticamente no corpo físico, emocional, espiritual e mental…e dependendo do nível de estaganação das dores nestes corpo, uma aplicação de reiki pode liberar essa DOR e ela ser eliminada do corpo físico através de vomitos, diarreias, pesadelos, sonolencia, alergias….é uma das formas que o corpo arruma para eliminar uma dor …mas é passageiro, e depois há um grande alivio e sensação de bem-estar. Isso pode acontecer em animais e pessoas.

      abraços
      Carla

  2. Josana, que lindo depoimento, e isso é muito real de fato….quando fazemos as catarses, eliminamos muitas dores estagnadas em nossa alma e corpo físico tambem. O reiki me ajudou muito a eliminar essas dores. Gratidao por estar junto ao portal!!!

  3. Boa noite,
    Estou no 10 dia dos 21 dias de iniciação do reiki nível 1 e dois fatos me chamaram muito a atenção.
    Após aplicar reiki na minha filha que estava com desconforto intestinal em seguida senti o mesmo desconforto porém com menor intensidade.
    No segundo caso após aplicar em meu marido imediatamente tive reações menstruais que também já havia acontecido alguns dias antes após auto aplicação em mim mesma.
    Desta forma o artigo aqui foi extremamente útil para meu esclarecimento sobre o que realmente está acontecendo comigo.
    Gratidão por compartilhar estas informações.

  4. Fiz terapia e por sentimentos reprimidos, traumas de infância… Quando a minha psicoterapeuta falou que quando viesse todo esses sentime tos, que era p eu senti -los sem julgar e deixar sair tudo. O problema é que vi tanta coisa q acabei por reprimir, por medo e agora tô nessa de: o consciente quer resolver mais o medo do q pode ocorrer durante ou depois me deixa assim reprimindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.